Atividades


Nº 01

  
Preencha os quadros, acrescentado a flexão nominal ou verbal correta para manter a concordância entre os termos.

Destaques da semana

           Destruíd____ as plantações após forte geada.
       Nos últimos anos, est___ havendo invernos rigorosos nos sul do Brasil. Nem os técnicos nem o agricultor afetad_____ consegu____ chegar a uma proposta que minimize as consequências da última geada. Ao mesmo tempo, nem todos os agricultores est____ preparad____ para aplicar novas técnicas avançadas de proteção à safra.
         Muitos não souberam responder a uma série de perguntas que for____ feit_____ pelos técnicos do Ministério da Agricultura.
          Sabe-se que ___________ eles que ____________ todo o serviço
                                  (ser)                             (fazer)

de plantio, mas não são eles que _____________ dos frutos da terra.
                                                  (usufruir)                          
         
           Já está incluíd_____ no orçamento a nova tarifa.
         Cerca de 300 parlamentares aprov______ a inclusão da nova tarifa telefônica no orçamento da União para o próximo ano. Nenhum dos que se __________ à questão 
                                                                                             (opor)

consegu___ convecer os companheiros através de seus argumentos.
           Qual dos dois grupos realmente ter____ razão?
            O certo é que sub_______, a partir de hoje, a despesa e o valor de cada telefonema dado em Brasília.
            Dois segundos e meio não pod_____ mais _________  desperdiçad___
                                                                             (ser)

inutilmente. Todos, menos o consumir afetado, aprov_______ a medida.







09/08/2012 




Texto 1

             “Eu sabia fazer pipa e hoje não sei mais. Duvido se hoje pegasse uma bola de gude conseguisse equilibrá-la na dobra do dedo indicador sobre a unha do polegar, quanto mais jogá-la com a precisão que tinha quando era garoto. Outra coisa: acabo de procurar no dicionário, pela primeira vez, o significado da palavra “gude”. Quando era garoto nunca pensei nisso, eu sabia o que era gude, gude era gude...”

                                               Luis Fernando Verissimo. Comédias para se ler na escola.
                                                            Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.


Texto 2

             “O apelido dele era “Cascão” e vinha da infância. Uma irmã mais velha descobrira uma mancha escura que subia pela sua perna e que a mãe, apreensiva, a princípio atribuiu a uma doença de pele. Em seguida descobriu que era sujeira mesmo...”
                                              Luis Fernando Verissimo. Comédias para se ler na escola.
                                                                   Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

1)    Observem as palavras (verbos e pronomes) destacadas do primeiro texto e respondam:

      a)      Em que pessoas estão empregadas as formas verbais e os pronomes?

      b)      O autor participa da história como personagem?


2)   Agora, vejam no segundo texto os verbos e os pronomes empregados pelo autor e respondam:

      a)      Em que pessoas estão as formas verbais e os pronomes sublinhados?

      b)      O autor participa dos fatos? Ele também é personagem da crônica?


3)   Rescrevam o texto abaixo transformando o autor-personagem em autor-observador.

“[...] O meu fusca deslizava dócil e macio no asfalto, eu ia para a cidade feliz da vida. Tomara banho, fizera barba e, metido além do mais num terno novo, saíra para enfrentar com otimismo a única perspectiva sombria naquela manhã de cristal: a da hora marcada do dentista...”
                  
                    Fernando Sabino. “O enviado de Deus”, in: Elenco de cronistas modernos.
                                      21ª- ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário