Nº 01
Nos últimos anos, est___ havendo invernos rigorosos nos sul
do Brasil. Nem os técnicos nem o agricultor afetad_____ consegu____ chegar a
uma proposta que minimize as consequências da última geada. Ao mesmo tempo, nem
todos os agricultores est____ preparad____ para aplicar novas técnicas
avançadas de proteção à safra.
Muitos não souberam responder a uma série de
perguntas que for____ feit_____ pelos técnicos do Ministério da Agricultura.
Sabe-se que ___________ eles que ____________ todo
o serviço
(usufruir)
Cerca de 300 parlamentares aprov______ a inclusão da
nova tarifa telefônica no orçamento da União para o próximo ano. Nenhum dos que
se __________ à questão
consegu___ convecer os companheiros através
de seus argumentos.
O certo é que sub_______, a partir de
hoje, a despesa e o valor de cada telefonema dado em Brasília.
Dois segundos e meio não pod_____ mais
_________ desperdiçad___
Preencha os quadros, acrescentado a flexão
nominal ou verbal correta para manter a concordância entre os termos.
Destaques da semana
Destruíd____ as plantações após forte geada.
(ser) (fazer)
de plantio,
mas não são eles que _____________ dos frutos da terra.
Já está incluíd_____ no orçamento a nova tarifa.
(opor)
Qual dos dois grupos realmente ter____ razão?
(ser)
inutilmente. Todos, menos o consumir
afetado, aprov_______ a medida.
09/08/2012
09/08/2012
Texto 1
“Eu sabia fazer pipa e hoje não sei mais.
Duvido se hoje pegasse uma bola de gude conseguisse equilibrá-la na dobra do dedo
indicador sobre a unha do polegar, quanto mais jogá-la com a precisão que tinha
quando era garoto. Outra coisa: acabo de procurar no dicionário, pela primeira
vez, o significado da palavra “gude”. Quando era garoto nunca pensei nisso, eu
sabia o que era gude, gude era gude...”
Luis
Fernando Verissimo. Comédias para se ler na escola.
Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
Texto 2
“O apelido dele era “Cascão”
e vinha da infância. Uma irmã mais velha descobrira uma mancha escura que subia
pela sua perna e que a mãe, apreensiva, a princípio atribuiu a uma doença de
pele. Em seguida descobriu que era sujeira mesmo...”
Luis Fernando Verissimo. Comédias para se
ler na escola.
Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
1) Observem as palavras (verbos e pronomes) destacadas
do primeiro texto e respondam:
a) Em
que pessoas estão empregadas as formas verbais e os pronomes?
b) O
autor participa da história como personagem?
2) Agora,
vejam no segundo texto os verbos e os pronomes empregados pelo autor e respondam:
a) Em
que pessoas estão as formas verbais e os pronomes sublinhados?
b) O
autor participa dos fatos? Ele também é personagem da crônica?
3) Rescrevam
o texto abaixo transformando o autor-personagem em autor-observador.
“[...]
O meu fusca deslizava dócil e macio no asfalto, eu ia para a cidade feliz da
vida. Tomara banho, fizera barba e, metido além do mais num terno novo, saíra
para enfrentar com otimismo a única perspectiva sombria naquela manhã de
cristal: a da hora marcada do dentista...”
Fernando Sabino. “O enviado de Deus”, in: Elenco
de cronistas modernos.
21ª- ed.
Rio de Janeiro: José Olympio, 2005
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